Já está enchendo o saco. Eu poderia aqui ficar zoando os botafoguenses ou o arco-íris que torceu desesperadamente contra o Mengão. No entanto, não dá.O Botafogo é sempre o time de "santinhos", de bons moços, trabalhadores, que sempre merecem o melhor. Aparecem visitando hospital, indo à missa, são todos "superamigos", etc. Aí perdem um jogo decisivo, pronto: o mundo conspira contra o Botafogo.
O pior de tudo aconteceu dessa vez. Muito se fala da arbitragem, do fato de ser prejudicado, mas o pior fato foi O TEATRO QUE OS JOGADORES E DIRIGENTES DO "SEMPRE PREJUDICADO" armaram no vestiário. A coisa mais ridícula do mundo. Como eles são os "bons moços", ainda tentaram usar palavras politicamente corretas de "sem querer tirar o mérito do Flamengo" (é claro que eles já fizeram isso, pois o foco todo passou a ser eles!). Que coisa lamentável! Patético! Quando o Mengão foi eliminado pelo Defensor, em uma arbitragem que prejudicou o time em pleno Maraca, não houve a mesma cena. O time estava sendo eliminado da Libertadores e foi triste demais aquele dia. Houve revolta, sim. E só.
Em vez de chorar a perda da Taça Guanabara (se eles ganharem a Taça Rio e, porventura, vencerem a decisão do Carioca, o que é perfeitamente possível, dirão que esse episódio só serviu para unir mais os amigos e blá-blá-blá), eles deveriam se preocupar em criar uma estrutura psicológica firme no time, que sempre se perde em meio ao choro durante e depois dos jogos em que julgam ser prejudicados. Não pode um jogador como o Túlio, que já foi o capitão do time e que, ainda hoje, é uma voz de liderança da equipe, ficar chorando dentro de campo pedindo para o treinador o tirar e, depois, puxar a palavra no "teatro do vestiário" dizendo que trabalham demais (como se essa m**** desse time fosse o único que trabalhasse sério) e que não dá mais para continuar. O "senhor certinho" Lúcio Flávio dá uma senhora porrada no Juan (replay do Sportv mostra aquela cara de mal como se pensasse "vou dar uma porrada séria" que todo jogador faz quando intenta fazer uma falta violenta) muito inadequada para um jogador clássico e criador como ele é. Não seria para cartão?
Até agora não julguei a atuação do árbitro. Faço-o agora, sabendo que minha interpretação será até mesmo acusada, por eu ser rubro-negro, de completamente parcial. Compreendo e aceito os debates em cima disso, mas gostaria de considerar alguns pontos aqui. Foi pênalti no Fábio Luciano. Ah, mas nenhum juiz dá! Então tira logo da regra de que falta na área será pênalti. Quantas vezes nós vimos vários lances desse e nos deparamos com comentários do tipo Esse desgraçado desse juiz não viu esse lance?, feito por comentaristas de rádio e tv, e por nós mesmos. Sem contar que foi algo ostensivo, com camisa agarrada claramente. Convenhamos: fosse a favor do seu time, você não pediria o pênalti? Ah, mas nenhum juiz dá um lance desse!: isso então deixa de ser considerado falta? É isso mesmo?! Já disse antes: Lúcio Flávio já tinha amarelo; fez falta para outro amarelo, expulso. Um lance que aconteceu depois de uma tentativa de cavada de falta do Jorge Henrique, outro cara insuportável, que passa o tempo todo cavando faltas e fazendo a maior cara de quem tomou a "maior porrada da vida". É um jogador muito visado em campo? É. Sofre muitas faltas e cava outras tantas. Todo mundo sabe que os juízes marcam o jogador que cava e sabe que nem sempre a falta existe.
Ah, mas o gol de pênalti desestabilizou. Beleza! Entendo isso. Aí me deparo com uma entrevista do Cuca dizendo Um time como o
nosso, que "acertadinho" não toma gol, sofre a marcação do pênalti e desestabiliza! Que isso, Cuca?! Menos, por favor! O Botafogo não é nenhum time imbatível para dizer que não toma gol. Faça-me o favor! Na verdade, acho que a pior coisa que aconteceu para esses caras do Botafogo foi a imprensa "pintar" aquele time do Botafogo do ano passado como o melhor time do Brasil. Isso deu uma máscara para eles que vou te contar... Se é fácil para a opinião pública (ou parte dela, pelo menos) chamar o Botafogo de time do "quase", também é muito fácil criar agora heróis, que choram como se fossem o torcedor revoltado dentro de campo. Aí começa a falar besteira como Se o Ibson tivesse perdido o pênalti, ele teria mandado voltar duas ou três vezes. Eu gosto das coisas certas, mas acho estranho que só eu não ganho nada errado. Espero que os outros times se reforcem, senão vão perder a final. Começa a garantir coisas e acha estranho que só ele não ganha nada errado. Mas não cita que, entre outras coisas, o Botafogo venceu o Flamengo em 89 com gol irregular do Maurício (não houve choro coletivo para a imprensa no vestiário); que o Botafogo ganhou o Brasileiro de 95 com gol irregular do Túlio e gol legal do Santos anulado (idem); que o Botafogo perdia do América na final da Taça Guanabara de 2006 e não teve um pênalti marcado contra ele, o que "desestabilizou" o América, que poderia abrir um placar maior na decisão (ibidem). Embora ele diga que nunca "ele" ganha nada errado, acaba esquecendo que, na Copa do Brasil do ano passado, antes de ser "garfado" contra o Figueirense, o Simon não deu um pênalti claríssimo, no último minuto, a favor do Atlético, que, se fizesse aquele gol, eliminaria o Botafogo nas quartas-de-final...Mas não: é o time do pessoal correto, que trabalha como nenhum outro time trabalha em todo o planeta. Quer reclamar? Reclama. Quer protestar na Federação? Protesta. Embora eu não dê razão, essa medida é um direito de cada um. O que ficou ridículo foi a cena do time de amigos, reunido, sugerindo que o torcedor não compareça, etc. A cena no vestiário do Botafogo era impressionante. Ao chegarem à sala em entrevistas, se depararam com cerca de 20 jogadores uniformizados, sujos, suados e muitos deles chorando: é ou não é uma "cena"? Dispensável, por sinal.
Cuca já começou dizendo Sinto muito, mas esses aqui são os verdadeiros campeões cariocas. O campeonato não acabou, caramba! O Botafogo tem plenas condições de vencer a Taça Rio, jogar a decisão contra o Flamengo e ser campeão carioca. Mas ainda não é, Cuca! Bebeto diz A gente trabalha e ter que aguentar isso é difícil: só vocês trabalham?! No Rio imperam pessoas que não têm a menor vontade de que o futebol carioca cresça, que saia de campo com um campeão digno: para quem não iria tirar o mérito da conquista do Flamengo, deixar subentendido que o Mengão não é um campeão digno é uma maneira bastante interessante de fazer isso. Claro que precisa aparecer o Montenegro dizendo Minha única esperança é que o Bebeto, caso saia mesmo da presidência, assuma a arbitragem no Rio de Janeiro. Só assim vamos conseguir vencer o Flamengo. E completa a "cena perfeita": Hoje nós temos um time que honra a camisa do Botafogo. É um time de machos. Não que o do ano passado não seja, mas tinha jogador com a cabeça no Japão, no Fluminense, no São Paulo desde o meio do ano. Hoje eu tive orgulho de ser botafoguense, pois nunca vi jogadores tão envolvidos emocionalmente, chorando depois da perder uma decisão, uma partida.
Será que, se a bola que tocou na trave, no último minuto, tivesse entrado e o Botafogo vencido nos pênaltis, haveria tudo isso? Lúcio Flávio disse que aquilo já tinha sido combinado antes. Será mesmo?
Não considerei que a arbitragem determinou a partida, mas posso até compreender o torcedor alvinegro ou o arco-íris que possa ter atribuído o resultado a ele. Eu mesmo, por vezes com razão e outras tantas sem, já fiz isso. E ainda farei outras vezes mais. Não adianta, pois sou torcedor.
O que não dá para agüentar é essa cena de coitados que está enchendo o saco. Se estão tão revoltados assim, fechem logo as portas então, pô!
Desculpem-me. Não vou nem zoar e festejar muito aqui neste texto (mas, ao contário do que alguns possam pensar, eu comemoro esta vitória sim!) porque estou muito irritado com essa cena toda.
Ficam os parabéns ao Mengão pela conquista da Taça Guanabara e os votos de uma seqüência de trabalho bastante proveitosa no restante do Campeonato Carioca e na Libertadores. Deixo honrosa menção também ao golaço do Tardelli (e o Castillo? será que falhou? ninguém fala nada sobre?).
Infelizmente, vai se falar menos do vencedor dessa vez!
Saudações Rubro-Negras
MEEEEEEEEEEEEENGOOOOOOOOOOOO
2 comentários:
Caro Diego, seu texto é brilhante.
E seu blog já está linkado no meu.
Grande abraço e saudações rubro-negras
Renato Galluzzi
http://trestoques.blogspot.com
Mandou muito bem, Diego. Totalmente concordado.
abs
srn
Postar um comentário