segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"Professor?!"


Sou sim. Algum problema?!

Às vezes, parece que cometo um crime quando falo o que sou (na verdade, o crime parece aumentar quando digo a disciplina que leciono: "latim?!").

É claro que eu gostaria de ganhar mais. É claro que lidar com muitas pessoas, cada uma com sua individualidade e seu estado de espírito, é bem difícil (por vezes, estressante). É claro que eu gostaria de trabalhar com uma infra-estrutura melhor (fica aqui meu protesto contra os rebocos e o fogo). E mais um monte de "é claro que"...

Mas paremos um pouco de alimentar esse estigma e fiquemos com o que há de bom.

Fiquemos com a satisfação do resultado obtido pelo aluno que, depois de uma séria conversa com você, conseguiu alcançar aquela nota que, se "não mudou o mundo", ao menos, mexeu com a auto-estima do sujeito, além de ter servido como uma alavancada em sua caminhada curricular. Fiquemos com a lembrança boa daquele tempo em que todos (se a palavra foi escolhida com muita ousadia, troco por "98% dos alunos") gostavam de você, lembrança que compensa a despedida entristecida da turma. Fiquemos com o reconhecimento por parte do crítico aluno de nível superior (pois "você não é um desses que só batem cartão: dá aula de verdade!"), elogio que ajuda a manter a convicção em um momento de decisão. E mais um monte de "fiquemos com"...

Já criticaram demais minha escolha: deixe meu ofício em paz! Você não gosta? Eu sim...

6 comentários:

fabioadias disse...

Antes de mais nada, quem tem que amar a profissão é você, e se os outros falam algo negativo, é problema deles. Hoje em dia é tão difícil trabalhar com algo que gostamos, que independente da remuneração e reconhecimento, se no final das contas estamos felizes com nosso trabalho, é isso que importa.

Aposto que você deve ser um puta professor, Diego. Só de te conhecer da FGV já posso concluir isso. Sucesso na carreira. Abraço.

Fábio Senna disse...

Fala camarada....vc prof é algo q não sabia...abraços na nova empreitada e mta sorte!!! abraços Fabio(namorado de Alessandra)

Abraçaoo

marcos disse...

"Magister", faça o favor de não ligar para o que dizem os outros. Cada um deve ser feliz e realizado naquilo que faz. E, tem outra, nunca pensei que aprender latim fosse tão legal. Abração! E... "Pax et Bonum"!

Edwiges disse...

Oi Diego!!
Parabéns pelo dia do mestre!! hehe, parabéns para nós dois, não é? Espero um dia poder voltar a exercer a minha profissão.
Um dia vi escrito numa faixa: "Um médico pode mudar uma vida; um professor, pode mudar uma geração!"
Eu concordo plenamente!!

Qd puder, volta a aparecer no "Como é linda a nossa família", tá?

Um beijo grande!!

gigi disse...

Eu não gosto de jovens.

gigi disse...

"o Jovem" é o Felipinho? Gosto, sim! Demais!